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quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Entrevista

A entrevista tem como objetivo a recolha de informação através de questões que são colocadas pelo investigador, ao inquirido. Estas questões podem ser:

  • Abertas;
  • Fechadas;
  • uma mistura de ambas.
Constituem-se como uma poderosa técnica de recolha de dados, já que há interação entre o entrevistado e o investigador, possibilitando ao investigador a obtenção de informação que nunca seria conseguida através de um questionário pois basta pedir esclarecimentos adicionais ao inquirido no caso de respostas pouco esclarecedoras. (Silverman, 2000 citado por Coutinho, 2015)

Como podem gerar informação nova são importantes na fase de estudos de tópicos com os quais o investigador ainda não está devidamente familiarizado ou escasseia investigação prévia. (Teddlie & Tashakorri, 2009 citado por Coutinho, 2015)

Patton (2002) citado por Coutinho (2015), define três tipos de entrevista, da menos estruturada - informal conversational interview -, à mais estruturada - a closed fixed interview - composta por um conjunto de respostas fixas e pré-determinadas, como num questionário, porém desaconselhadas na investigação em CSH, segundo o autor. Na entrevista aberta, segundo o mesmo autor, o investigador não leva consigo qualquer tipo de guião com tópicos prévios a abordar.

Taylor e Bgdan (1998), citados por Coutinho (2015), falam da entrevista em profundidade (in-depth interviewing), enquadradas no paradigma interpretativo, consistem em "repetidos encontros face a face entre o entrevistador e os informantes focalizados".

Normalmente as entrevistas são feitas face a face, mas também podem acontecer por telefone ou através da internet.

Devem ser gravadas e transcritas para posteriormente poderem ser analisadas e interpretadas, implicando o recurso a técnicas de análise de conteúdo.

A transcrição das entrevistas bem como as anotações feitas depois das entrevistas "devem ser devolvidas aos informantes para confirmação como forma de garantir a acurácia das informações recolhidas" (Coutinho, 2015).

Fonte: Coutinho, C. (2015). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina.


Entrevista Vs Questionário


Adaptado de Cohen, L., Manion, L. and Morrison, K. (2011). Research methods in education. 7thedition.  London: Routledge Falmer

Pontos Fortes e Pontos Fracos dos Diferentes Tipos de Entrevista

Adaptado de Cohen, L., Manion, L. and Morrison, K. (2011). Research methods in education. 7thedition.  London: Routledge Falmer



Linhas Orientadoras para Conduzir uma Entrevista



Adaptado de Cohen, L., Manion, L. and Morrison, K. (2011). Research methods in education. 7thedition.  London: Routledge Falmer


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