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A primeira sessão síncrona deste Módulo III teve lugar no dia 11.12.15 e sujeitou-se à temática geral de "Definindo o projecto de investigação... Respondendo às questões de investigação".
O professor iniciou a sessão relembrando o trabalho final da Unidade Curricular, em grupo, e que irá consistir num esboço de projeto de investigação sobre uma
problemática fornecida pelo docente.
Neste sentido foram abordadas as COMPONENTES DO ANTEPROJETO e que devem ser:
- Problema de partida.
- Natureza do problema.
- Paradigma de investigação.
- Questões de investigação.
- Objetivos de investigação.
- Instrumento(s) de recolha de dados.
- Plano de análise de dados.
- Resultados esperados.
Foi, também, abordada a questão da definição do problema de investigação e do que é um bom problema de investigação. O professor vincou que a escolha de um bom problema de investigação é a parte mais importante e que é na revisão da literatura que vamos encontrar as facetas do problema (o que outros já viram e pesquisaram sobre o nosso problema. Neste seguimento, as diferentes abordagens à investigação foram o andamento natural da sessão (Abordagem Quantitativa (positivismo)
”discovery of the laws that govern behavior”; Abordagem Qualitativa (relativismo)
“understandings from an insider perspective”; Abordagem Crítica
“investigate and expose the power relationships”; Abordagem “Design-based Research”
“interventions, interactions and their effect in multiple contexts”)
Na parte prática procurámos analisar um caso prático: "Escola Google sem Computador". A clarividência do professor foi a salvação da noite, já que o cansaço foi bloqueando o cérebro esgotado por uma semana intensa de trabalho.
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