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sábado, 26 de dezembro de 2015

Segunda Sessão Síncrona


No dia 16.11.15 aconteceu a 2ª sessão síncrona desta Unidade Curricular. Esta sessão foi dedicada à problemática da investigação em Educação e das suas fases. Ao que parece, e embora seja uma prática recente, a investigação em Educação apresenta uma certa dicotomia: por um lado, a busca de conhecimento científico e, por outro, a busca de soluções práticas para os problemas a partir da compreensão dos fenómenos.

Nesta sessão, o professor também focou as três fases da investigação:
  1. Problemática – delimitação do problema (questões e objetivos da investigação);
  2. Planeamento – plano de investigação (objeto de análise; instrumentos de análise; informadores e o modelo de análise);
  3. Execução – recolha, análise e interpretação (resultados; conclusões; aplicação e implicações).


Segundo Tuckman (2000), ao selecionar o problema de investigação temos de ter em conta alguns critérios relevantes, tais como:
·         A aplicabilidade e exigências;
·         A aplicabilidade crítica, a extensão e a complexidade;
·         O interesse para nós e para os outros;
·         O valor teórico e a potencial contribuição para a nossa compreensão do fenómeno;
·         O valor prático e a potencial contribuição para a aplicação.

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